02 março 2006

"Contrato de Casamento"

- É, Sabiá, suncê se alembra de quando que nóis proseava do tar de contrato cum Deus nosso Sinhô quando de que nóis num creditava nim nada daquilo? Pois então, Sabiá, eu sei que nóis num assina nada com Deus quando casam nóis assina é no cartório, num é vredade? Eu sei que suncê já sabe de tudo isso, mais é que suncê, que nunca subiu num altar, num sabe do que é mais importante... Sim, sinhô, casa num é fácir, sô! O tar do contrato cum Deus nosso sinhô é coisa muito da séria. Falô, ta falado! Suncê si alembra de quando de que nóis assuntava bem disso mesmo? Foi antes deu cunhecê Mariazinha, num é vredade? Nóis juro que se casava, nóis ia continuá azarando a muierada, si alembra? Eu sei, eu sei que ocê continua cum a mesma arresolução, mais é que ocê nunca subiu no altar, Sabiá, suncê nunca oiô nos zóio do padre e disse “sim”, dibaxo daquele baita daquele Jesus Cristo te olhando cum cara de pai brabo, suncê nunca juro pro Deus nosso sinhô que nunca mais ia se engraçá cum outro rabo de saia i que ia ficá cum sua muié pra tudo o sempre... Cê num ta querditando ni mim, num é?? Vô prová procê intaum. Suncê foi no meu casamento, num foi? Suncê num é bobo nem nada, eu sei que ocê viu como eu logo antes de jurá tudo aquilo eu tava ali se arrumando cum a Gracinha de dá um cheiro dispois, num é vredade? Suncê viu que eu podia oiá e cunversá cas muié à vontade que num sucedia nada, num é vredade? Pois é, Sabiá, suncê num sabe as coisa que me aconteceu dispois de toda aquela juração pra Deus nosso sinhô... Nóis saímo tudo da igreja e fumo cumê a ceia que a sinhazinha tinha arrumado pra nóis, num é vredade? Ah, ocê num foi? Intaum, nóis tava já na casa da sinhazinha quando o Jérson me assuntô que a danada da Januária tava cheia de graça pra cima de mim, dizendo que num querditava que dispois de casado eu ia continuá cum aquele fogo todo. Ah, eu fui rapidim pra cima da danada tascá aqueles zóio em cima dela, sabe, Sabiá, aqueles zóio que o povo fala que se eu num tomá cuidado, mata muié do coração? Intaum, fui perparado pá tascá os zóio na mardita da Januária quando uma baita duma mosca varejêra arresorveu adentrá meus zóio cum tudo!!! Cumpadi, e prá tirá o bicho de drento, suncê num viu o aperreio que foi!!! Se suncê acha que foi concidênça, guenta as barba aí, sô, que tem mais... Dispois de me arrecuperá, deixei a Mariazinha de lado e fui me embora acertá as conta com a Graça pra dá aquele cheiro mais tarde, num é? Tô certo ou tô errado? Intaum, num é que quando eu abri a boca pra acertá as coisa cum ela, entrô um bisoro avoando direto na minha garganta, Sabiá, foi um engasgo só!! Dessa veiz eu quase fui pará no hospital, mais o sinhô Olavo me deu-lhe uma chisbatada nas coista que o bisouro saiu voano rapidim e só foi pará pra lá do Paraná!!! Nessa hora, Sabiá, foi que eu olhei pro céu e começei a disconfiá do tar do contrato. Bom, dispois, na hora da sobremesa, a Chiquinha, sabe aquela? Fia do Nhô Sebastião, que tem mania de andá por aí sem as ropa de baixo? Pois é, ela mesma tava do meu lado na hora de cumê os pavê da fia da sinhazinha. Eu num tive nem tempo de pensá e lá tava minha mão se metendo nas perna dela! Suncê sabe cumé que é, né, Sabiá? Essas coisa acontece sozinha, minhas mão foi tudo sozinha nas perna dela, até sem eu mandá... Mais num é que apareceu uma diaba duma caranguejera pra mi rancá os dedo fora? A sorte é que seo Gerardo, pai de Mariazinha, que é dotô, mi tratô rapidim, bem na hora que começô a inchá bem o dedo que tava cum a aliança!!! Suncê vê cumé que é as coisa, Sabiá? No finar inchô tanto que tivero que rancá meu dedo fora cum aliança e tudo e nóis pusemo a aliança em outro dedo. O pessoar bem que falô que nim otro dedo num tinha validade, foi o maior quiprocó! Mais eu num quis sabê de mais história, pus a aliança no dedo indicadô, peguei a Mariazinha e me tranquei deiz dia mais deiz noite na nossa casa. Agora sei que sô hómi casado, comprometido e contratado da Mariazinha e num mexo mais cum esse negócio de juração pro Deus nosso Sinhô, pruque a coisa é braba. Tô certo ou tô errado?

Abril de 2003

Nenhum comentário: